Segurança Cibernética: 7 Dicas para o Trabalho em Home Office

advanced divider

Uma das maneiras mais eficientes de proteger seus funcionários remotos é educá-los sobre as ameaças online mais comuns que enfrentarão. Certificar-se de que os trabalhadores têm o conhecimento e as ferramentas adequadas ajuda a garantir que o trabalho corra em ordem.

Abaixo listo 7 dicas para manter sua equipe produtiva e acima de tudo protegida.

1. VERIFIQUE O BÁSICO

Antes de passarmos para dicas específicas para funcionários remotos, é crucial fazer um balanço dos esforços gerais de segurança cibernética de sua organização. Certifique-se de seguir as práticas recomendadas usando senhas fortes, habilitando a autenticação de dois fatores e protegendo contas.

2. REDES WI-FI SEGURAS

Certifique-se de que os funcionários não estejam usando redes wi-fi inseguras para acessar informações confidenciais. Instrua os funcionários que estão trabalhando em casa para proteger sua rede wi-fi doméstica. No mínimo, isso significa alterar a senha do roteador. Idealmente, a instalação de atualizações de firmware e o aumento dos níveis de criptografia também devem ser checados.

3. USE UMA VPN

Considere proteger a privacidade online com o uso de uma rede privada virtual (VPN). Essa ferramenta criptografa todo o tráfego da Internet, garantindo a proteção dos dados da empresa. Observe que, às vezes, uma VPN pode tornar seu dispositivo mais lento, portanto, pode ser necessário desativá-la para videoconferência.

4. VERIFIQUE SE HÁ ATUALIZAÇÕES

As atualizações de software e aplicativos podem parecer tediosas, mas geralmente contêm patches para vulnerabilidades de segurança. É particularmente importante atualizar os firewalls e o software antivírus, pois ambos podem ajudá-lo a se defender contra malware e outros programas maliciosos.

5. CONHEÇA OS SINAIS DE PHISHING

À medida que mais e mais pessoas trabalham remotamente, provavelmente haverá um aumento nos golpes de phishing com o objetivo de aproveitar essa tendência. Esses esquemas tentam acessar tudo, desde informações pessoais e financeiras até contas e dados da empresa. Ensine os funcionários a reconhecer um e-mail, chamada ou texto de phishing . Além disso, certifique-se de que eles sabem como verificar a credibilidade de uma fonte.

6. NÃO USE DISPOSITIVOS PESSOAIS

Funcionários remotos são mais propensos a transferir arquivos entre seus computadores de trabalho e pessoais. Essa prática pode deixar informações confidenciais em seus próprios dispositivos, o que pode abrir riscos potenciais à segurança cibernética em seu ambiente. Aconselhe seus funcionários a continuar trabalhando em dispositivos fornecidos pela empresa.

7. TENHA UM PLANO DE BACKUP

A perda de dados acontece, e não apenas por causa de problemas de segurança cibernética. Danos físicos e erros humanos podem destruir um sistema da mesma forma que um ransomware. Se ainda não o fez, considere a implementação de um sistema de backup em nuvem. Essa abordagem conveniente e econômica pode economizar muito tempo e dores de cabeça a longo prazo.

Manter boas práticas de tecnologia e permanecer atento à segurança cibernética é essencial para funcionários remotos. Faça um pouco mais de esforço para educar e lembrar seus funcionários sobre os riscos. Ao fornecer-lhes as ferramentas para se manterem seguros, você pode evitar violações de dados caras e perda de informações. Não sabe por onde começar? Entre em contato com NK3 IT Service para obter ajuda especializada na proteção de tecnologia para seus funcionários remotos.

COMPARTILHE:

Precisa de ajuda?

Ligue para nossa premiada equipe de suporte

Receba nossas novidades por e-mail
Fique por dentro de todas as novidades relacionadas a tecnologia e segurança da informação

Copyright © 2022 Todos os direitos Reservados - NK3 IT Service

Atendimento via WhatsApp

Insira os dados no formulário para iniciar o chat

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.