Arquivar dados na nuvem – AWS: Qual melhor opção para armazenar meus dados?

advanced divider

Embora a AWS ofereça várias opções para armazenar dados de maneira econômica, é importante saber as diferenças entre os vários serviços de armazenamento e seu padrão de uso ideal. Conhecer esses serviços de armazenamento em nuvem da AWS e seu padrão de uso ajudará os arquitetos de soluções da AWS a recomendar a escolha certa de armazenamento para seus clientes.

Vamos categorizar várias opções de armazenamento da seguinte maneira:

· Armazenamento de objeto: AWS S3

· Armazenamento em bloco: AWS EBS

· Armazenamento de arquivos: AWS EFS, AWS FSx para servidor de arquivos do Windows e AWS FSx para Lustre

· Armazenamento de arquivos: AWS S3 Glacier

 

O Simple Storage Service (S3) é o armazenamento para a Internet. Você pode usar o S3 para armazenar e recuperar qualquer quantidade de dados a qualquer momento, de qualquer lugar na web.

Padrão de uso :

· Armazenamento e distribuição de conteúdo e mídia estáticos da web.

· Hospedar sites estáticos inteiros.

· Usado como um armazenamento de dados (data lakes) para computação e análises em grande escala, como análise de transações financeiras, análise de fluxo de cliques e transcodificação de mídia.

 

O Elastic Block Store (EBS) fornece volumes de armazenamento em nível de bloco para uso com instâncias EC2. Os volumes do EBS se comportam como dispositivos de bloco brutos e não formatados.

Padrão de uso :

· Usado por instâncias EC2 para dados que mudam com relativa frequência e requerem persistência de longo prazo.

· Usado como o armazenamento primário para um banco de dados ou sistema de arquivos, ou para qualquer aplicativo que requeira acesso ao armazenamento bruto em nível de bloco.

· Os volumes de IOPS provisionados EBS são particularmente adequados para uso com aplicativos de bancos de dados que exigem uma taxa alta e consistente de leituras e gravações aleatórias de disco.

 

O Elastic File System (EFS) fornece um sistema de arquivos NFS elástico, simples, escalonável e totalmente gerenciado para uso com serviços de nuvem da AWS e recursos locais.

Padrão de uso :

· Várias instâncias EC2 podem acessar um sistema de arquivos EFS ao mesmo tempo, fornecendo uma fonte de dados comum para cargas de trabalho e aplicativos executados em mais de uma instância ou servidor.

· Os sistemas de arquivos EFS podem crescer até atingir uma escala de petabytes, gerar altos níveis de taxa de transferência e permitir acesso massivamente paralelo de instâncias EC2 aos seus dados.

 

O FSx fornece sistemas de arquivos de terceiros totalmente gerenciados com compatibilidade nativa e conjuntos de recursos para cargas de trabalho, como armazenamento baseado no Microsoft Windows e computação de alto desempenho.

FSx para Windows File Server fornece servidores de arquivos Microsoft Windows totalmente gerenciados, apoiados por um sistema de arquivos Windows totalmente nativo.

Padrão de uso :

· Os aplicativos e cargas de trabalho do Windows ideais para FSx incluem aplicativos de negócios, diretórios pessoais, serviço da Web, gerenciamento de conteúdo, análise de dados, configurações de construção de software e cargas de trabalho de processamento de mídia.

FSx para Lustre torna mais fácil e econômico lançar e executar o popular sistema de arquivos Lustre de alto desempenho. O sistema de arquivos Lustre de código aberto é projetado para aplicativos que requerem armazenamento rápido que pode acompanhar sua computação. Ele fornece latências de submilissegundos, até centenas de GBps de taxa de transferência e até milhões de IOPS.

Padrão de uso :

· FSx para Lustre é compatível com POSIX, então você pode usar seus aplicativos atuais baseados em Linux sem ter que fazer nenhuma alteração. FSx para Lustre fornece uma interface de sistema de arquivo nativo e funciona como qualquer sistema de arquivo com seu sistema operacional Linux.

· Você usa o Lustre para cargas de trabalho onde a velocidade é importante, como aprendizado de máquina, computação de alto desempenho (HPC), processamento de vídeo e modelagem financeira.

 

S3 Glacier (S3 Glacier) é um serviço de armazenamento otimizado para dados usados com pouca frequência ou dados frios. S3 Glacier é um serviço de armazenamento de custo extremamente baixo que oferece armazenamento durável com recursos de segurança para arquivamento e backup de dados.

Padrão de uso :

· Arquivamento de informações corporativas externas, ativos de mídia, pesquisa e dados científicos, preservação digital e substituição de fita magnética.

Sobre a NK3 IT

A NK3 IT fornece o projeto, arquitetura, instalação e manutenção de servidores e redes de TI seguros e ajuda as empresas a desenvolver estratégias completas de Computação em Nuvem de alto Desempenho. Nossa equipe tem experiência em explicar questões complexas. Entre em contato conosco hoje para descobrir como podemos ajudá-lo.

 

COMPARTILHE:

Precisa de ajuda?

Ligue para nossa premiada equipe de suporte

Receba nossas novidades por e-mail
Fique por dentro de todas as novidades relacionadas a tecnologia e segurança da informação

Copyright © 2024 Todos os direitos Reservados - NK3 IT Service

Atendimento via WhatsApp

Insira os dados no formulário para iniciar o chat

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.