Internet Lenta: O que pode ser?

advanced divider

O uso da internet tornou-se indispensável no dia a dia das empresas, pois elas dependem cada vez mais de uma boa conectividade para garantir o desempenho do trabalho. Sendo assim, é de se esperar que uma conexão lenta e quedas constante de sinal afetem a produtividade do time.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental dar atenção a alguns fatores que podem ser os responsáveis pela lentidão do sinal e, assim, garantir o melhor desempenho. Leia nosso artigo e descubra os principais motivos que podem deixar sua conexão com a internet lenta e como resolvê-los para oferecer aos seu colaboradores e clientes uma melhor experiência na velocidade da sua internet. Confira!

Uma conexão lenta pode prejudicar muito o negócio

Problemas com a velocidade da internet pode prejudicar a rotina de uma empresa, atrapalhando a execução das tarefas e criando gargalos nos processos. Os problemas vão desde a baixa qualidade dos serviços prestados ao cliente até a necessidade de uma paralisação total por conta da instabilidade do sinal.

Quando há a necessidade de baixar arquivos grandes ou consultar os prazos de entrega, por exemplo, a lentidão da internet afeta diretamente o andamento do trabalho dos colaboradores, causando uma queda na produtividade. Assim, o concorrente que não tem problemas com a velocidade da conexão consegue uma vantagem competitiva.

Com uma conexão veloz, os funcionários das organizações podem produzir mais em menos tempo, já que uma tarefa que levava minutos para ser executada passa a ser concluída em poucos segundos. Por esse motivo, disponibilizar um acesso à internet sem lentidão ou interferências traz apenas benefícios ao negócio.

O desempenho do sinal de internet pode ser prejudicado por motivos variados, como problemas com cabos, modem mal posicionado e até mesmo ambiente com umidade. Conheça a seguir quais são os fatores mais comuns.

Modem ou Roteador de baixa qualidade

Um modem ou roteador de baixa qualidade ou antigo pode oferecer uma baixa performance e trazer uma experiência ruim de navegação. Além disso, o equipamento nessas condições tem maiores chances de que a sua eficiência seja prejudicada por falhas e baixa agilidade de processamento.

Para saber se o problema de conexão está relacionado ao modem, o indicado é que um técnico substitua o aparelho por outro e confira se há uma melhora. Usar um aparelho moderno e com maior capacidade pode ser a solução para melhorar a performance da rede e deixar a navegação mais veloz.

Posicionamento errado do ponto de acesso ou roteador Wi-Fi

Se a conexão for via Wi-Fi a posição do roteador faz toda diferença. O sinal ruim da internet pode ter como motivo a posição onde o roteador está instalado, pois quanto maior for a distância entre o aparelho e os dispositivos pior será a velocidade da internet. Sendo assim, as dicas para evitar que a conexão seja prejudicada e trabalhe com maior eficiência são:

  • não posicionar o roteador próximo a obstáculos, como uma grande quantidade de paredes ou janelas;
  • manter o aparelho em um local central na empresa em relação aos dispositivos conectados a ele;
  • deixar o retador posicionado em um local alto (pelo menos 1,5 metros acima do chão) para evitar a interferência de móveis e permitir a melhor a recepção do Wi-Fi.

Fiação precária ou antiga

A instabilidade no sinal pode ter como causa fiações velhas ou que receberam remendos. Como resultado, a internet fica lenta e as falhas de conexão passam a ser constantes. Assim, é bom verificar a existência de fios antigos e danificados e fazer a substituição em caso de necessidade. É importante ressaltar que os fios e cabos utilizados na instalação devem ser de qualidade, já que isso influencia na estabilidade e velocidade da internet.

Ambientes úmidos

Um fator pouco conhecido que pode causar interferência no funcionamento da internet é quando o roteador está localizado em lugares úmidos ou com infiltração. Ambientes que ficam próximos à água levam a uma queda na qualidade do sinal, mesmo que em quantidade pequena e quase não notável. Por isso, é bom que o aparelho seja posicionado longe desses locais.

Usuários conectados acima do limite suportado pelo Roteador

Roteadores ou pontos de acesso comuns ou de baixo custo não suportam várias conexões simultâneas. Em empresas. Uma quantidade elevada de pessoas usando o sinal de Wi-Fi faz com que a velocidade seja reduzida, já que é necessário dividir mais a banda disponível. A conexão fica ainda mais lenta quando é necessário realizar downloads e uploads de arquivos grandes. 
Para que a qualidade do trabalho não seja tão prejudicada, uma solução temporária é optar por um plano com capacidade maior junto ao seu provedor de internet. Também é importante avaliar planos de outras companhias para encontrar aquela que atende às suas necessidades. Provedores que usam fibra ótica são considerados a melhor opção, já que oferecem mais qualidade e rapidez no serviço.

Vírus ou Malwares

Também existe a possibilidade de que a internet lenta tenha como causa a infestação por vírus e malwares nos computadores que não foram notados. Além de prejudicar a qualidade da navegação, esses programas nocivos ainda podem roubar informações importantes da empresa, como: senhas, vazamento e criptografia de dados, e até a invasão da conta bancária da empresa.

Para resolver, é fundamental que os sistemas dos computadores sejam protegidos por softwares e antivírus de qualidade. Fazer inspeções periodicamente permite identificar e resolver os problemas logo no início, o que evitará a perda de qualidade de navegação na internet.

Por último mas não menos importante: Falhas em hardwares

Fazer a checagem das conexões físicas garantirá que elas foram feitas de maneira correta ou se existe alguma falha. É possível que o motivo da internet fraca seja apenas algum fio ou cabo mal conectado ou com um problema de recepção. Se tudo estiver funcionando normalmente, desligar o roteador e modem por alguns minutos pode ser a solução temporária até você encontrar a causa raiz.

Sobre a NK3 IT

A NK3 IT fornece o projeto, construção, instalação e manutenção de servidores e redes de TI seguros e ajuda as empresas a desenvolver estratégias completas de Redes Wireless de alto Desempenho. Nossa equipe tem experiência em explicar questões complexas. Entre em contato conosco hoje para descobrir como podemos ajudá-lo.

 

COMPARTILHE:

Precisa de ajuda?

Ligue para nossa premiada equipe de suporte

Receba nossas novidades por e-mail
Fique por dentro de todas as novidades relacionadas a tecnologia e segurança da informação

Copyright © 2022 Todos os direitos Reservados - NK3 IT Service

Atendimento via WhatsApp

Insira os dados no formulário para iniciar o chat

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.