A computação em nuvem passou a ser uma das principais tendências em TI dos últimos anos. As ferramentas executadas na nuvem trazem alta disponibilidade e escalabilidade para empreendimentos de vários setores. Assim, as companhias conseguem maximizar o seu nível de competitividade e criar soluções inovadoras para os seus clientes.
Para que você consiga compreender todos os impactos do cloud computing e como esta tecnologia funciona, vamos começar do principio.
O que é o cloud computing?
O conceito de computação em nuvem, Cloud Computing, é à utilização da memória e da capacidade de armazenamento de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenamento de dados no seu computador. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet, daí a referência de nuvem.
Como os serviços de cloud computing podem ser integrados ao dia a dia da empresa?
Quando pensamos nos benefícios do cloud computing, a principal vantagem que as empresas percebem é a redução de custos. No entanto, esta é apenas uma centelha de tudo o que esta ferramenta tem a oferecer.
A computação em nuvem pode ser integrada ao ambiente corporativo com vários objetivos. Identificando os principais pontos que necessitam de melhoria, o gestor de TI conseguirá escolher as melhores soluções de acordo com as suas necessidades.
Vantagens para a empresa adotar a computação em nuvem
- Ganho em agilidade: Em um provedor de computação em nuvem, a ativação ou reconfiguração de cloud servers é imediata, levando em conta que comprar ou ampliar a capacidade de servidores físicos dá trabalho e não pode ser feito de uma hora para outra.
- Troque capex por opex: Servidores são comprados com capacidade de sobra para atender a um sistema e comportar aumentos de demanda, de início, o investimento fica inutilizado. Quando o uso se aproxima de 100%, é necessário ampliar a capacidade para evitar gargalos de desempenho, tornando novamente o equipamento inutilizado. Comparando isto com a computação em nuvem, em que os servidores virtuais operam sempre perto da carga ideal. Com isto comprovamos que investir em hardware tende a ser ineficaz para a maioria das empresas.
- Beneficiamento do gerenciamento: provedores de cloud fornecem painéis que permitem controlar e administrar a infraestrutura. É possível inventariar recursos, alterar configurações, inspecionar níveis de uso e supervisionar gastos em tempo real.
- Aumento da disponibilidade: dificilmente uma empresa tem uma estrutura interna comparável a de um provedor de cloud. Data centers certificados Tier III, possuem estrutura elétrica redundante e múltiplas conexões internet que permitem realizar manutenções sem parada.
- Quanto a segurança: Conexões seguras, firewalls, autenticação e instalações otimizadas de sistemas operacionais são recursos comuns na computação em nuvem, disponíveis para contratação sob demanda. A segurança do provedor custa menos do que implantar por conta própria.
Sem dúvidas, a nuvem possibilita a perfeita adequação do investimento realizado ao benefício consumido pelas operações corporativas. É um serviço que continua a crescer e as empresas precisam lançar mão desse recurso caso queiram se manter competitivas no mercado.
Agora que você já ficou por dentro dos benefícios do cloud computing, o que acha de conhecer nosso site e saber mais sobre nossos serviços?