Migração para nuvem: oito etapas para uma migração bem-sucedida

advanced divider

A maioria das organizações estão aproveitando os benefícios da computação em nuvem; a migração para nuvem está cada vez mais se tornando uma prática popular de infraestrutura, plataforma, software ou armazenamento, os famosos: IaaS, PaaS e SaaS.

A computação em nuvem fornece soluções para a maioria dos problemas com os quais as organizações se preocuparam no passado, como planos de recuperação de desastres, custos com hospedagem de uma infraestrutura de banco de dados local, disponibilidade de dados, escalabilidade e redução de custos com aquisição de ativos de TI.

Os benefícios de migrar para a nuvem são inúmeros, mas dependem muito das escolhas feitas, fundamental para uma migração bem-sucedida.

A seguir está uma proposta de modelo de etapas para uma migração de nuvem bem-sucedida e que pode ser útil como ponto de partida.

1. Determinar os objetivos da migração para a nuvem

Descubra por que você está migrando para a nuvem. Quais são seus objetivos? Vários motivos são possíveis;

  • Redução de seus custos com aquisição de hardware
  • Permitir que seus colaboradores trabalhem remotamente, em qualquer dispositivo de sua escolha.
  • Melhorar a experiência do cliente e usuários
  • Facilidade na colaboração entre os membros da sua equipe
  • Ter acesso aos aos seus dados de qualquer lugar e a qualquer hora
  • Melhorar a segurança dos seus dados
  • Estar preparado para qualquer eventualidade ou desastre

Ao determinar suas metas e objetivos, você poderá escolher as melhores opções para o seu negócio.

2. Avalie a infraestrutura atual da sua empresa

Uma vez que seus objetivos tenham sido determinados, você precisa avaliar seu ambiente de TI, ou seja, sua infraestrutura. Você também precisará determinar seu orçamento, custos, recursos atuais, volume de dados, capacidade de armazenamento e quais aplicativos deseja migrar primeiro e muito mais. Isso permitirá que você determine suas restrições financeiras, administrativas, tecnológicas e externas.

3. Tenha o parceiro certo para te ajudar na jornada de migração para a nuvem

O processo de migração para a nuvem é muito complexo e envolve várias etapas que nem sempre são fáceis de dominar. Por esse motivo, recomendamos que você faça negócios com um parceiro especializado neste tipo de serviço. Para escolher o parceiro certo, você pode validar os seguintes pontos;

  • O número de anos de experiência que a empresa possui em projetos de migração para a nuvem.
  • O tipo de clientela do parceiro. Por exemplo, se você é uma instituição financeira, seria reconfortante saber que seu parceiro conhece as necessidades desse setor.
  • Suas certificações e conhecimentos tecnológicos (AWS, Microsoft, Vmware, Azure, etc.)
  • Outros serviços oferecidos pelo provedor de serviços. Por exemplo, se você decidir terceirizar o gerenciamento de seu parque de TI para que não precise fazer nenhum gerenciamento.

4. Determine para qual tipo de nuvem você deseja ir

Existem vários tipos de nuvem. Com base na etapa um e na etapa dois, tente determinar que tipo de nuvem funcionaria melhor para sua empresa.

Nuvem pública: infraestrutura de TI na qual um provedor de serviços disponibiliza recursos (servidores, armazenamento, rede, etc.) ao público via internet. A nuvem pública permite escalabilidade e compartilhamento de recursos que uma única organização não poderia alcançar de outra forma.

Nuvem privada: uma nuvem privada é caracterizada por sua disponibilidade, elasticidade, abertura e pool de autoatendimento corporativo privado. Em uma nuvem privada, todas as infraestruturas, servidores, armazenamento, rede, etc. está hospedado na empresa.

Nuvem híbrida: a nuvem híbrida é a combinação de nuvem pública com nuvem privada. Essa abordagem permite que os gerentes escolham o ambiente que funciona melhor para cada cenário. Assim, para dados confidenciais, o usuário pode optar por colocar os dados na nuvem privada por um problema de segurança ou conformidade.

5. Determinar os principais componentes de sua nova infraestrutura

Depois de escolher o tipo de nuvem em que deseja hospedar sua infraestrutura, você precisará determinar os componentes necessários para o bom funcionamento de seu negócio. Aqui estão alguns exemplos de perguntas a se fazer:

  • Com que tipo de banco de dados você deseja armazenar seus dados?
  • Quanta capacidade de armazenamento você precisa (cálculo volumétrico)?
  • Você quer implementar processos de automação?
  • Com que frequência sua empresa precisa de backup em caso de interrupção ou desastre?

6. Estabeleça um plano para concluir a migração

Para fazer uma migração com sucesso para a nuvem, é essencial estabelecer um plano de tarefas a serem realizadas ao longo do tempo para cada pessoa envolvida no projeto. Na verdade, várias pessoas com diferentes conhecimentos podem trabalhar no mesmo projeto. Pode haver um arquiteto, um especialista em segurança, um especialista em virtualização de sistemas, etc. Muitas vezes, um gerente de projeto será responsável por garantir que os prazos sejam cumpridos e as tarefas sejam coordenadas, até o final do projeto.

7. Realize a migração para a nuvem

Este é o momento que você esperava desde o início. Sua migração para a nuvem está tomando forma! Esta etapa requer várias ações;

  • Você deve fazer backup e atualizar todos os seus aplicativos, bem como seus arquivos.
  • Em seguida, você pode determinar a ordem em que deseja migrar seus aplicativos e arquivos.
  • Configure seus servidores, teste sua conexão de internet e sua capacidade de computação.
  • Você precisa validar e ajustar o ambiente de produção para garantir que todos os seus dados não estejam danificados.
  • Não se esqueça de fazer um teste final para validar o bom funcionamento de seus aplicativos e garantir a segurança de seus dados.

8. Monitoramento do ambiente

Embora a etapa de migração para a nuvem tenha sido concluída, para garantir seu bom funcionamento, é importante monitorar o ambiente em que opera. Se você não tem uma equipe ou suporte de TI, sempre pode terceirizar o gerenciamento de sua infraestrutura com uma empresa especializada. Assim, uma equipe garantirá um monitoramento constante para evitar qualquer falha no ambiente, na segurança de sua infraestrutura bem como na confiabilidade da sua operação.

Sobre a NK3 IT, seu parceiro de negócios para uma migração bem-sucedida para a nuvem!

  • Nossa experiência se estende a todos os setores da indústria e a todos os tamanhos de empresas.
  • Contamos com um laboratório de TI altamente qualificado que nos permite reproduzir os ambientes de nossos clientes de forma a isolar problemas e identificar possíveis soluções e melhorias.
  • Monitoramos seu ambiente de TI 24 horas por dia, sete dias por semana com as ferramentas mais modernas disponíveis no mercado.
  • Fornecemos relatórios detalhados (Auditoria) com recomendações e conselhos sobre áreas de melhoria.
  • Gerenciamos de forma proativa os ambientes tecnológicos com base nas melhores práticas.A NK3 IT ajuda as empresas a desenvolver estratégias completas de migração para nuvem. Nossa equipe tem experiência em explicar questões complexas. Entre em contato conosco hoje para descobrir como podemos ajudá-lo.
COMPARTILHE:

Precisa de ajuda?

Ligue para nossa premiada equipe de suporte

Receba nossas novidades por e-mail
Fique por dentro de todas as novidades relacionadas a tecnologia e segurança da informação

Copyright © 2022 Todos os direitos Reservados - NK3 IT Service

Atendimento via WhatsApp

Insira os dados no formulário para iniciar o chat

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.