Como fazer backup de dados na nuvem pode beneficiar sua empresa

advanced divider
Salvar dados usando mídias físicas tradicionais mantidas nas instalações da empresa apresenta uma série de limitações e riscos que podem ser superados graças à nuvem. Mas essa solução tecnológica realmente torna seus dados mais seguros? Por que é tão importante para uma empresa proteger o que é considerado como o ‘ouro da atualidade’? Como você escolhe a solução que melhor atende às suas necessidades? Além das garantias que oferece em termos de segurança, a nuvem também ajuda as empresas a serem mais flexíveis e adaptáveis.

Superando restrições internas

Muitas empresas ainda salvam seus dados em formatos físicos, mas ferramentas como essas carregam uma série de riscos inerentes em relação a danos e erros operacionais. Ao salvar seus dados na nuvem, eles se tornam independentes do ambiente de TI do seu negócio, o que significa que estarão protegidos em caso de falha técnica, acidente ou roubo, por exemplo. Além disso, essa solução geralmente também é mais econômica. Os métodos tradicionais de backup de dados exigem que você compre a mídia de armazenamento necessária para suas necessidades, ao passo que uma solução online não exige nenhum investimento significativo. A infraestrutura também pode ser facilmente adaptada e desenvolvida caso suas necessidades de negócios mudem, enquanto as práticas de faturamento também se tornam mais flexíveis como resultado. Um serviço de nuvem geralmente exigirá que você faça uma assinatura que pode ser adaptada aos seus requisitos em constante mudança. Embora seja vital fazer backup de seus dados, restaurá-los após um incidente é igualmente importante. A mídia física não garante que você será capaz de recuperar todos os seus dados caso ocorra um incidente, e tanto a perda de dados quanto o tempo de inatividade inesperado podem ser suficientes para causar a falência de uma empresa. Uma solução de software em nuvem de alto desempenho permitirá que você comece a restaurar seus dados com apenas alguns cliques. Existem várias tecnologias disponíveis, como a tecnologia Bare Metal Restore (BMR), que permite restaurar todos os seus dados ou reconfigurar totalmente a sua máquina. A tecnologia BMR funciona tirando um snapshot (“fotografia” do estado atual) do seu sistema operacional, aplicativos e dados, o que significa que você pode restaurar todos esses elementos de forma rápida e fácil caso ocorra um incidente.

Escolhendo a solução certa de backup de dados

Decidir qual solução de backup usar em uma empresa não é uma escolha fácil. Portanto, é importante que você escolha aquele que melhor atenda a todas as suas necessidades. Para fazer isso, você precisará começar identificando suas prioridades – bancos de dados, servidores, estações de trabalho, facilidade de restauração por usuários, máquinas virtuais e assim por diante. Concentre-se em seu ambiente de TI e na natureza dos dados que você deseja proteger. Efetuar testes e simulações é realmente a melhor maneira de ajudá-lo a tomar a decisão certa.

Você também deve levar em consideração os seguintes aspectos ao escolher o seu provedor:

A importância da continuidade
Há uma grande variedade de opções disponíveis para fazer backup de seus dados, mas a experiência e a solidez financeira de um provedor são indicadores de longo prazo da qualidade que você pode esperar. Um estudo realizado pelo Instituto Francês de Estatística e Estudos Econômicos revelou que quanto mais experiência o incorporador tinha no setor, maior a probabilidade de continuidade. Em última análise, uma empresa cuja força de trabalho se adapta para refletir seu crescimento geralmente possui uma equipe sólida e bem estruturada que pode tanto dar suporte quanto desenvolver tecnicamente suas soluções ”.
Suporte valioso
Instalar uma solução de backup é apenas parte da resposta. Também é importante pensar no suporte que o provedor escolhido pode oferecer para ajudá-lo a escolher e implementar a solução certa para atender às suas necessidades, treinando-o em como usá-la, respondendo às suas perguntas e estando presente caso necessite de assistência técnica. Você também deve considerar o quão pró-ativo o seu provedor é, já que ele é responsável por informar seus clientes sobre os perigos potenciais que eles podem enfrentar e as ameaças aos seus dados se não estiverem suficientemente protegidos.

Mais do que apenas fazer backup de arquivos

Escolher uma solução profissional adequada significa que você pode fazer mais do que apenas fazer backup de seus arquivos. Seu provedor deve ser capaz de fazer backup de todo o seu ambiente de TI, incluindo arquivos de trabalho (Word, Excel, PowerPoint, etc.), bancos de dados (SQL, Exchange, Oracle, etc.), sistemas operacionais (Windows, Linux, etc.) e configurações inteiras, para que você possa restaurar todo o conteúdo de um computador se necessário, incluindo aplicativos de negócios (CRM, ERP, serviços de mensagens, software de contabilidade, etc.) e máquinas virtuais (VMWare, Hyper-V, etc.). As melhores soluções são, portanto, projetadas para atender à maioria das suas necessidades, independentemente das escolhas que você fez em relação ao seu ambiente de TI. Mas escolher o parceiro certo para projetar e implementar um sistema de backup eficiente fará toda a diferença.
Sobre a NK3 IT, seu parceiro de backup de dados
NK3 IT fornece o projeto, instalação e manutenção de servidores e redes de TI seguros e ajuda as empresas a desenvolver estratégias completas de proteção e backup de dados. Nossa equipe tem experiência em explicar questões complexas. Entre em contato conosco hoje para descobrir como podemos ajudá-lo.
COMPARTILHE:

Precisa de ajuda?

Ligue para nossa premiada equipe de suporte

Receba nossas novidades por e-mail
Fique por dentro de todas as novidades relacionadas a tecnologia e segurança da informação

Copyright © 2024 Todos os direitos Reservados - NK3 IT Service

Atendimento via WhatsApp

Insira os dados no formulário para iniciar o chat

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.