AWS: Conheça os cinco pilares para sua arquitetura em nuvem

advanced divider

O que é o AWS Well-Architected ou AWS bem arquitetado?

A AWS criou o AWS Well-Architected Framework para ajudar os arquitetos de nuvem a construir infraestruturas desenvolvidas com base no desempenho, segurança, alta resiliência e eficiência para seus aplicativos. Este framework revolucionário, que é dividido em cinco pilares, fornece uma abordagem para as empresas avaliarem sua arquitetura, uma forma de realizar mudanças cruciais.
Certificar-se de que sua empresa opere consistentemente de acordo com as melhores práticas de arquitetura é essencial. Isso, em troca, permite que você tome decisões informadas e fornece um melhor entendimento dos riscos da arquitetura, bem como das diferentes maneiras de minimizá-los!

Ter especialistas verificando a arquitetura de sua plataforma não é apenas garantir que tudo esteja funcionando com a máxima eficiência, mas, sim, garantir que sua organização esteja colhendo o maior valor da plataforma.

Neste post, fornecemos uma visão geral dos cinco pilares do Well-Architected Framework

1. Excelência Operacional – atento aos atributos operacionais, direcionando o funcionamento dos sistemas para aprimorar os procedimentos atuais. Isso inclui automação e gerenciamento e reações a eventos, entre outros.

2. Segurança – com foco na proteção de dados, sistemas e ativos, o pilar da segurança se concentra em dados confidenciais, gerenciamento de privilégios de usuários e seus acessos, desempenho de avaliações de risco, bem como detecções de segurança.

3. Confiabilidade – Comprometido com a recuperação de interrupções, evitando falhas que podem comprometer os objetivos de negócios e os requisitos do cliente. Este pilar se concentra na autocura e na testagem.

4. Eficiência de desempenho – manter e utilizar recursos de nuvem é uma maneira eficiente e crucial. Por essas razões, o pilar da eficiência do desempenho está atento à escolha dos tipos e tamanhos certos de recursos em função das diretivas de carga de trabalho, monitorando o desempenho e, ao mesmo tempo, atendendo às necessidades do negócio.

5. Otimização de custos – Saber quando alocar recursos é fundamental para evitar que seja gerado gastos desnecessários. Este pilar se concentra em analisar e minimizar custos com decisões informadas.

Seguindo os cinco pilares, o Well-Architected Framework reconhece seis princípios gerais de design, desenvolvidos para facilitar o design na nuvem. Esses princípios são os seguintes:

• Pare de adivinhar as necessidades de capacidade – eliminar o grande ponto de interrogação em relação às suas necessidades de capacidade de infraestrutura é importante. Com a computação em nuvem, você pode usar a quantidade de capacidade necessária, aumentando ou diminuindo a escala, automaticamente. Basicamente, você paga apenas pelo que usa.

• Sistemas de teste e escala – A nuvem permite um ambiente onde você pode criar e gerenciar testes e escala, de acordo com suas necessidades. Isso permite que você teste em uma réplica da produção.

• Automatizar para tornar a experimentação arquitetônica mais fácil – Como forma de evitar custos adicionais, como a necessidade de trabalho manual, a automação permite que você replique seu sistema com custos mais baixos. Automatizar tudo se traduz em melhor velocidade e mais eficiência.

• Permitir arquiteturas evolutivas – Em um ambiente tradicional, as decisões de arquitetura são frequentemente implementadas como eventos estáticos e únicos, com algumas versões principais de um sistema durante sua vida útil.

Com este princípio, a flexibilidade é fundamental. As empresas não são estáticas, portanto os sistemas também não deveriam ser. Nesse sentido, é importante evitar decisões arquitetônicas que levem a projetos estáticos e rígidos.

• Direcione arquiteturas usando dados – Na nuvem, a coleta de dados sobre como suas escolhas arquitetônicas afetam as ações de sua carga de trabalho é altamente benéfica. Isso permite que você execute escolhas com base em informações factuais sobre como melhorar sua carga de trabalho.

• Realize testes  – Como você sabe, o teste é importante, se não crucial. Realize testes regulares agendados em ambiente de homologação como forma de simular eventos em produção. Isso servirá como uma ótima ferramenta para detectar e compreender as fraquezas, que por sua vez serve como um meio de melhoria. Lembre-se de fazer o teste agora para evitar desastres futuros em potencial.

À medida que mais organizações adotam a nuvem, ter uma estrutura AWS Well-Architected ideal fará uma grande diferença e, seguindo os objetivos dos cinco pilares, será um meio de alcançar uma metodologia de trabalho mais eficiente e otimizada.

A NK3 IT fornece o projeto, construção de arquitetura AWS e ajuda as empresas a desenvolver estratégias completas de computação em nuvem de alto Desempenho. Nossa equipe tem experiência em explicar questões complexas. Entre em contato conosco para descobrir como podemos ajudá-lo.

COMPARTILHE:

Precisa de ajuda?

Ligue para nossa premiada equipe de suporte

Receba nossas novidades por e-mail
Fique por dentro de todas as novidades relacionadas a tecnologia e segurança da informação

Copyright © 2022 Todos os direitos Reservados - NK3 IT Service

Atendimento via WhatsApp

Insira os dados no formulário para iniciar o chat

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.