Resumidamente uma consultoria de TI é responsável por avaliar a utilização das melhores práticas de gestão e, se necessário, auxiliar a implementá-las.
Alguns exemplos são:
Implantação de uma estrutura criptográfica;
Migração no processo de gestão documental;
Definição e mudança de softwares e sistemas;
Treinamento interno a respeito de novas tecnologias.
Tudo isso, inclusive, acompanhado de um suporte preciso e pontual, no qual os consultores amparam a empresa contratante durante todo o processo.
Diferentemente de um outsourcing, a consultoria tem o objetivo de conduzir a empresa a “melhorar suas práticas” com o uso adequado da TI.
A NK3 realiza consultoria em TI desde 2005 em empresas de diversos segmentos, garantindo que o investimento será feito nas tecnologias adequadas, maximizando o uso do capital disponível, tendo como objetivo:
– Orientação sobre melhorias do ambiente computacional e novas tecnologias;
– Análise de rede, cujo objetivo é verificar se a rede está implantada de forma segura, preservando as informações da empresa;
– Identificação de gargalos;
– Estudos para melhorias de processos.
Existe algumas responsabilidades que normalmente uma consultoria de TI assume nas organizações.
Que são:
Qualificar as necessidades da empresa
O start inicial para uma consultoria de TI é mapear o cenário atual da área de tecnologia da informação. Por isso, é comum que o consultor em TI faça muitas perguntas e anote informações relevantes. Essa coleta de dados é necessária para que o consultor entenda a realidade da organização, reconheça quais pontos podem ser melhorados, quais boas práticas podem ser implementadas e consiga planejar ações para conseguir êxito.
Elaborar um cronograma
Cada organização tem sua particularidade. Da mesma forma, as áreas de TI também possuem. Após identificar as necessidades da empresa, o consultor em TI montará um cronograma de trabalho. Isso significa orientar as ações que serão tomadas à estratégia do negócio e escolher as ferramentas mais adequadas para a situação.
Construir uma solução em conjunto com o cliente
O sucesso de uma consultoria de TI está bastante ligado ao engajamento do cliente com o projeto. Nessas horas, é essencial promover um trabalho colaborativo para que as soluções dos problemas sejam criadas coletivamente. O compartilhamento de ideias aumenta as chances de surgirem insights interessantes. Nesse sentido, o papel do consultor é mediar as sessões de cocriação, acompanhar a implantação das ações e ajudar no monitoramento.
Acima mencionamos as responsabilidades do consultor em TI, mas o cliente também possui alguns deveres. Ele precisa:
- Deixar o consultor à vontade na organização;
- Atender às solicitações do consultor;
- Estar aberto a novas possibilidades;
- Mobilizar a equipe para um trabalho colaborativo.
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