03 Softwares Gratuitos para Manter a Sua Empresa Segura

advanced divider

Alguns dizem que a melhor maneira de ganhar é não perder.

Essa é uma frase para se refletir, mas se for puxar para o mundo das empresas, isso faz bastante sentido.

É impossível continuar avançando sem saber o caminho, sem ter a base que te levou até onde você está hoje ou até mesmo, não conseguindo completar o que você se propôs a fazer anteriormente.

Esse é o caso de algumas empresas que simplesmente desmoronam se houver um curto-circuito que comprometa todos os seus computadores, é claro que existem maneiras de prevenir isso, mas esse foi só um exemplo de diversas coisas que podem acontecer com as máquinas responsáveis pelos principais dados de uma empresa.

Geralmente situações como essa não só atrapalhariam toda a sua empresa, mas na maioria dos casos causariam um grande prejuízo.

Hoje existem diversas maneiras de conseguir ficar livre deste problema, mas o principal delas, continua sendo o Backup.

É claro que hoje existem muitas modernidades nessa área, como o Itbackup que faz diversos tipos de armazenamentos, possui sistema de relatórios, compressão de arquivos, criptografia e muito mais.

Porém, ainda assim existem empresas que querem apenas um simples programa funcional que faça apenas o necessário para manter seus arquivos seguros.

Sabemos que nem todas as opções disponíveis são seguras, porém tivemos o carinho de trazer aqui as melhores opções gratuitas, para quem quer um sistema seguro, mesmo que não ache importante contratar softwares com diversas funcionalidades inovadoras.

Mas antes, acredito que é muito importante que você entenda os tipos de backup que você pode fazer:

Backup em HD

O Backup em HD é o mais conhecido pela maioria das pessoas, o HD é aquele dispositivo que precisa de manutenção, local arejado e tudo mais, tem sido muito útil nos últimos anos, porém vem caindo, justamente pela facilidade em que ele tem de ser danificado.

Backup em Dispositivo Móvel

O Backup em dispositivo móvel veio para revolucionar com a facilidade e mobilidade de poder conectar em vários dispositivos. Esse modelo continua sim tendo muita utilidade, porém o que ninguém parou para pensar é que a simplicidade dele as vezes pode se tornar um problema.

Motivos de perda, roubo, até mesmo a chance de danos aumentou muito pela falta de senso que acabamos não tendo por conta da simplicidade e praticidade.

Backups em fita

O Backup em fita é uma das maneiras mais ultrapassadas do mercado, porém ainda hoje existem empresas que utilizam desse recurso. O termo ultrapassado é usado simplesmente porque esse sistema não possui nenhuma segurança como: ausência de criptografia, baixa resistência e alta sensibilidade.

Eu imagino que você não queira ter os dados mais importantes da sua empresa em um sistema tão frágil como esse, até porque hoje em dia temos muitas opções melhores.

Backup em Nuvem

Essa é a dica de ouro que eu poderia te dar hoje, muitas pessoas não conhecem muito bem a nuvem e não entendem com ela funciona.

Mas tudo o que você precisa saber é que, esse tem sido o sistema mais utilizado por grandes empresas nos últimos anos, por sua praticidade, segurança e um fator especial é que você não precisa de nenhum dispositivo fixo, como citamos, dispositivo que você pode perder ou eles podem te deixar na mão à qualquer instante.

Se você comparar hoje o preço de um Pen Drive por exemplo ao preço de 3 anos atrás, perceberá o quão desvalorizado ele tem sido e isso por conta da fácil adaptação das pessoas à esse novo modelo de armazenamento a famosa nuvem.

Softwares Gratuitos:

Bom, caso você não conhecesse as maneiras de backup, agora você conhece e está pronto para escolher a melhor opção entre os gratuitos.

Windows Server Backup

O Windows Server Backup (WSB) é um recurso que fornece opções de backup e recuperação para ambientes de servidor com Windows Server e já vem incluso por padrão em toda instalação.

Os administradores podem usar o Windows Backup Server para fazer backup de um servidor completo, do system state, de volumes de armazenamento selecionados ou de arquivos ou pastas específicos.

Ele é uma solução relativamente simples de implantar, mas pode ser complicada de gerenciar quando você precisa fazer backup de vários servidores, pois não possui uma interface única para gerenciamento.

Cobian Backup

O Cobian Backup é um software de backup de servidores muito conhecido dos profissionais mais antigos.

Muito usado no passado, vem deixando de ser usado desde que seu desenvolvedor vendeu o código fonte e nunca mais foi atualizado.

Não é uma boa prática de segurança manter em seus servidores um software que não é mais atualizado, mas é melhor que nada.

Veeam Backup free edition

Excelente ferramenta para backup, principalmente se você usa virtualização de servidores com VMware e Hyper-V com poucas máquinas virtuais em um único servidor.

Já se a sua empresa não usa virtualização ou tem mais de 01 host de virtualização, sugiro pensar em usar a versão paga ou usar outra ferramenta de backup para os seus servidores.

Bônus:

Itbackup

Esse software não é gratuito, mas você pode usá-lo por 15 dias grátis de teste, é um modelo super prático e econômico que trabalha com o armazenamento em nuvem.

O Itbackup tem diversas funcionalidades que podem simplificar toda a parte trabalhosa que é manter os seus arquivos seguros e potencializar a segurança em um nível de praticamente 0 preocupação.

O diferencial dele está em ser um dispositivo de gerenciamento único feito por uma empresa que está há mais de 15 anos no mercado, trabalhando com soluções empresariais.

Por este motivo essa é a indicação bônus caso você queira testar um software de qualidade com suporte e direcionamento para empresas brasileiras.

Gostou das dicas?

Espero que este artigo seja útil na proteção dos seus valiosos dados e que esse seja o início de uma base sólida para o crescimento da sua empresa.

Sobre a NK3 IT, seu parceiro de backup de dados
A NK3 IT fornece o projeto, construção, instalação e manutenção de servidores e redes de TI seguros e ajuda as empresas a desenvolver estratégias completas de proteção e backup de dados. Nossa equipe tem experiência em explicar questões complexas. Entre em contato conosco hoje para descobrir como podemos ajudá-lo.

COMPARTILHE:

Precisa de ajuda?

Ligue para nossa premiada equipe de suporte

Receba nossas novidades por e-mail
Fique por dentro de todas as novidades relacionadas a tecnologia e segurança da informação

Copyright © 2024 Todos os direitos Reservados - NK3 IT Service

Atendimento via WhatsApp

Insira os dados no formulário para iniciar o chat

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.