A virtualização de servidores é uma tecnologia baseada em um software que possibilita a execução de vários sistemas operacionais diferentes como convidados, dentro de um único host de servidor físico. São as chamadas máquinas virtuais (VMs) que executam em uma imitação virtual do hardware de servidor. É como se os recursos de um servidor físico, por exemplo, fossem divididos em diversos servidores virtuais que podem ser usados com finalidade diferentes.
Dessa forma, é possível executar muitos sistemas operacionais a partir de um mesmo hardware, sem que haja interferência entre estes sistemas.
Qual é a diferença entre o servidor virtual e a computação em nuvem?
A computação em nuvem envolve a migração de dados, arquivos, plataformas, aplicações e outros elementos para um servidor fora da corporação. Este servidor é dependente do servidor virtual para funcionar, mas isso não significa que todo servidor virtual depende de cloud computing. É possível criar um servidor virtual dentro de sua empresa.
A computação em nuvem depende da contratação de uma empresa especializada para fornecer a infraestrutura e gerenciá-la. A configuração dos servidores e plataformas é feita pelo provedor do serviço. Isso inclui questões de segurança, criptografia etc.
A virtualização é utilizada por ele para repartir o hardware em diferentes partes, permitindo que ele ofereça o serviço para diversos clientes ao mesmo tempo.
Como é a virtualização de servidores em empresas?
Em ambientes empresariais que possuam alta disponibilidade, as máquinas virtuais ficarão armazenadas em uma SAN (Storage Area Network, ou seja, rede de área de armazenamento), um espaço de armazenamento compartilhado por todos os servidores. Este espaço quando virtual recebe o nome de VSAN.
Para as empresas, a possibilidade de gerenciar os discos a partir de um único ponto é uma vantagem, permitindo que se faça uma distribuição de desempenho mais uniforme e que sejam definidas prioridades entre os sistemas operacionais instalados.
Benefícios da virtualização de servidores.
A virtualização de servidores carrega muitas vantagens para a empresa, entre as quais podemos destacar:
- Redução de downtime (tempo de inatividade do sistema): a virtualização evita perdas de dados, paradas não planejadas, paradas no ambiente de produção e assim por diante;
- Automação mais apurada dos processos;
- Taxa de utilização do servidor pode subir para 65% a 90%;
- Maior retorno sobre o investimento;
- Redução de custo operacional (até 40%), inclusive de energia elétrica;
- Otimização do espaço físico;
- Melhor utilização dos recursos disponíveis;
- Gerenciamento centralizado;
- Backups facilitados e mais segurança;
- Facilidade de recuperação em caso de desastres;
- Independência do servidor físico;
- Aplicações em plena compatibilidade;
- Adaptação a diferentes cargas de trabalho;
- Migração de ambientes fácil e transparente;
- Uso de máquina virtual (VM) como ambiente de desenvolvimento;
- Possibilidade de simulações.
Faça uma avaliação em seu setor de TI e veja como a infraestrutura pode se beneficiar da virtualização de servidores. Os resultados surgem rapidamente!