Desktop Virtual ou Desktop Físico: Qual escolher?

advanced divider
Desktop virtual (VDI) nada mais é do que uma infraestrutura de desktop virtual hospedada em um servidor central. É uma forma de virtualização de desktop, uma vez que as imagens do desktop específico são executadas em máquinas virtuais (VMs) e entregues aos usuários finais por rede. Esses desktops virtuais podem ser acessados através de PCs ou outros dispositivos, como tablets ou terminais thin clients. Se comparado a área de trabalho física têm mais semelhanças do que diferenças na maioria dos casos, tudo depende de como usamos nosso computador. Basicamente, a interface é a mesma: a mesma tela inicial, o mesmo plano de fundo e os mesmos ícones. Ele executa os mesmos aplicativos também. Portanto, você deve ter a mesma experiência ao executar seus aplicativos e concluir seu trabalho em sua área de trabalho virtual e em uma área de trabalho física. Na verdade, se alguém se aproximasse por trás de você e olhasse por cima do seu ombro enquanto você trabalha, não seria capaz de dizer se você estava trabalhando em sua área de trabalho física ou virtual.

Desktop Virtual

Uma área de trabalho virtual pode ser acessada pela conectividade com a Internet de qualquer lugar. Você pode usar um PC, Mac, laptop, iPad, smartphone ou terminal para acessar seu desktop virtual. Porém, como você está executando o VDI em um data center, nenhum de seus dados reside no dispositivo local. Portanto, se você perder seu computador ou se ele for roubado, não haverá risco para seus dados. O Provedor oferece suporte, corrige e gerencia a área de trabalho virtual. Você pode acessar seu painel de controle se precisar de mais armazenamento ou de um novo aplicativo. Ele estará lá para você na próxima vez que fizer login. A única desvantagem significativa de um desktop virtual, no entanto, é que ele precisa de um serviço de Internet. Você não pode acessar sua área de trabalho virtual se não tiver um serviço de Internet ou se o serviço de Internet cair, mas nada que uma conexão 4G utilizando seu celular como roteador não resolva. Portanto, é fundamental ter uma conexão estável com a Internet.

Área de Trabalho Física

Embora, conforme discutido acima, existam semelhanças entre sua área de trabalho física local e uma área de trabalho virtual, também existem diferenças importantes. Se sua área de trabalho física está em um local, em um único dispositivo do seu escritório, é apenas nele que você pode usá-la. Acessar sua área de trabalho física remotamente requer um software especial e, ao sair do escritório, terá que deixar seu computador ligado com sua área de trabalho física em execução para acessá-la. As ferramentas necessárias para acessar remotamente sua área de trabalho física também tendem a ter outras desvantagens e vulnerabilidades de segurança em potencial.
Além disso, se sua área de trabalho física for nova, deve haver potência suficiente para executar o que você precisa. Se Se for antigo, porém, pode ter problemas com alguns dos aplicativos mais recentes. Se estiver ficando sem espaço em disco, você precisará fazer o pedido e instalar outra unidade (HDs). Você também precisará corrigir, fazer backup e gerenciar sua área de trabalho física. Para a maioria das empresas, esse tipo de suporte de desktop representa uma grande despesa de TI. Por outro lado, você tem a liberdade de levá-lo se tiver um laptop e trabalhar em casa ou durante uma viagem. A portabilidade do dispositivo, porém, torna o backup, o gerenciamento e a segurança muito mais difíceis.

Como a área de trabalho virtual beneficia os funcionários remotos?

Mais e mais empresas estão começando a contratar funcionários remotos, à medida que a prevalência do teletrabalho aumenta. Até o início de 2020, com o surgimento da pandemia do Covid-19 ninguém poderia acreditar que grande parte da população mundial estaria trabalhando de casa em apenas alguns meses; agora, no entanto, é difícil projetar um futuro sem o modelo de trabalho home office que estamos vivendo. Esses funcionários remotos geralmente acessam os arquivos da empresa por meio de seus computadores pessoais, o que significa que sua empresa pode não ter controle sobre a segurança.
O uso de um desktop virtual fornecido pela NK3 permite que as empresas tenham maior controle sobre a segurança de seus dados. Os dados do seu desktop virtual são armazenados em um data center seguro e você tem a opção de definir políticas e protocolos de segurança para evitar o download dos dados para o dispositivo pessoal de qualquer pessoa. Portanto, se o laptop de um funcionário for roubado, os dados ficarão protegidos por senha e os dados da sua empresa continuarão protegidos.
A responsabilidade pela segurança das informações da empresa é transferida para a área de trabalho virtual de seus funcionários remotos e eles podem acessar a área de trabalho virtual a qualquer momento de qualquer dispositivo.

Comparando a área de trabalho virtual com a área de trabalho física

A área de trabalho física e a área de trabalho virtual são idênticas em muitos aspectos. Eles têm a mesma interface de usuário e executam os mesmos aplicativos. No entanto, também há grandes diferenças entre os dois.
A área de trabalho física está em apenas um local e para que esse processo funcione, o computador deve estar ligado. O suporte físico ao desktop significa que as empresas precisam ter técnicos de TI à disposição para reparar possíveis problemas de hardwares. O VDI está disponível por meio de qualquer dispositivo a qualquer momento, incluindo PCs, Macs, laptops, iPhones, Androids e muito mais. Mesmo que desktops virtuais sejam hospedados em um data center, segurança física e firewalls são adicionados. As empresas podem escolher o software, o que significa que no desktop / servidor virtual apenas o software aprovado pela empresa é permitido. A capacidade de navegar na Internet, por exemplo, pode ser desativada se necessário. O provedor de serviços pode facilmente adicionar mais de sua infraestrutura existente se mais armazenamento for necessário. Os desktops físicos exigem que você compre e atualize discos rígidos internos ou externos. A VDI exigirá um serviço de Internet para funcionar, por isso é importante ter um provedor de Internet confiável para os funcionários. Os usuários podem ser facilmente adicionados ou excluídos da área de trabalho virtual.
No debate físico versus virtual, certas condições de mercado determinam explicitamente que o desktop virtual é uma opção bem atraente. Desenvolvedores de aplicativos offshore, por exemplo, são um caso de uso chave porque gerenciamento remoto, segurança e centralização de código e processos de teste são importantes. Além disso, os desenvolvedores geralmente exigem privilégios administrativos e, no caso de comportamento inesperado de um aplicativo, eles devem ser capazes de ativar uma nova área de trabalho virtual rapidamente.
Por outro lado, um engenheiro de campo trabalhando em uma área remota ou um vendedor viajante frequente nem sempre pode ter conectividade de internet adequada ou econômica para acessar um desktop virtual como um espaço de trabalho principal.
Entre em contato conosco hoje para saber mais sobre nossos serviços de desktop virtual e data center, e como podemos ajudar sua empresa.
A única maneira de proteger o que você trabalhou arduamente para construir é ficar atento quando se trata de segurança cibernética. Se quiser saber mais sobre como sua empresa pode se beneficiar dos serviços gerenciados, ligue para nós. Estamos aqui para ajudar.
COMPARTILHE:

Precisa de ajuda?

Ligue para nossa premiada equipe de suporte

Receba nossas novidades por e-mail
Fique por dentro de todas as novidades relacionadas a tecnologia e segurança da informação

Copyright © 2024 Todos os direitos Reservados - NK3 IT Service

Atendimento via WhatsApp

Insira os dados no formulário para iniciar o chat

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.